Experiência na EF Barcelona – Lucas Denny

Meu nome é Lucas, tenho 22 anos, sou ambassador da EF e gostaria de compartilhar com vocês um pouco da experiência adquirida em dois intercâmbios feitos pela EF.

Foram aproximadamente 7 meses e meio de estudos, viagens, diversão e aprendizados.

Em julho de 2013, a história começou …

 

Barcelona, Espanha

 

A cidade das obras de Gaudí, do gigante FC Barcelona, da comida que conquista facilmente até mesmo o paladar mais exigente, enfim. A cidade que eu já havia conhecido e me apaixonado em 2008, em um tour pela Europa com meus pais, e que já havia acolhido inúmeros outros brasileiros, inclusive o “baixinho” Romário, o craque Rivaldo e, em 2013, o até então “desconhecido menino da Vila”: Neymar.

Esse é um breve relato do meu intercâmbio, mas acredito já ter ficado fácil de entender o motivo da minha escolha, não é mesmo?

Não só isso, pelo fato do espanhol ser um idioma utilizado no mundo inteiro e, principalmente, nos países que fazem fronteira com o Brasil, a decisão em aprender a língua também não foi das mais difíceis.

O processo inicial passou pela escolha da “agência” de intercâmbios, que, na verdade, no caso da EF, trata-se de uma instituição de ensino. Somadas, a qualidade, a segurança, a confiança e a credibilidade que a escola transmite, formaram a equação perfeita para que eu a escolhesse como “a empresa que realizaria o meu sonho”.

 

 

Dúvida: A liberdade da residência estudantil x a oportunidade de mergulhar fundo na cultura local (casa de família)

O preço me fez escolher a casa de família e, graças a essa economia, ganhei mais uma grande amiga. Um pouco mais velha, com idade para ser a minha avó, eu diria, mas que, até por conta dessa experiência, me ensinou e me ajudou muito lá.

Eu morava sozinho com essa senhora, e, talvez por isso, vivíamos como “avó e neto”. Ela me mostrava coisas bacanas, me contava sobre a cidade e os problemas políticos ligados ao desejo de separação por parte da Catalunha, em relação a todo o restante da Espanha. Além disso, tem um detalhe bobo sobre essa – ao meu ver, no meu caso, correta – decisão: eu morava a uma quadra do metrô, duas estações da escola e ao lado da famosa “Sagrada Família”. Para quem vive no trânsito de São Paulo, num dia de muita sorte leva “só” 40 minutos para chegar à faculdade e tem prédios a serem “admirados” pela janela do quarto, a residência parecia bem “atraente”.

Desde já, não só agradeço por todo o suporte que a escola me forneceu, como também gostaria de ressaltar a qualidade do ensino, pois, em pouco mais de dois meses voltei com um espanhol “de dar gosto”. Por outro lado, não posso esquecer de mencionar que, apesar da qualidade de ensino, o ambiente na escola é totalmente descontraído dentro e fora da sala de aula. O objetivo é justamente você aprender o idioma através do contato, de diversas formas, com a cultura local, com os turistas da cidade, com os outros estudantes do mundo inteiro. Por isso, aliada ao estudo gramatical, a conversação faz você praticar, se sentir confiante e aprender, na prática, a localizar e corrigir seus próprios erros.

Para facilitar ainda mais, a EF dispõe de uma coordenadoria de atividades que, todos os dias, propõe algo a ser feito fora do horário de aula. Lembro que haviam três atividades que se tornaram parte da minha “rotina”: jogar futebol com o pessoal da escola, a balada de segunda-feira e os passeios nos pontos históricos da cidade.

Eu poderia dizer mil coisas sobre a escola, os dias vividos, o Camp Nou, a Sagrada Família, La Boqueria, La Barceloneta, as baladas, os bares, as viagens (Valência, Sevilha, Figueres – cidade de Salvador Dalí, Sitges, Montserrat, Granada), mas já era setembro e eu precisava embarcar em outro avião.

Hora de voltar para casa? Não! Agora viria a parte mais longa do intercâmbio: 5 meses na “Terra da Rainha”, Londres.

Qualquer dúvida sobre intercâmbio, valores, a cidade de barcelona, entre em contato:

http://my.ef.com/Lucas.Denny

l.denny@hotmail.com

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Powered by WordPress and WordPress Themes, thanks to Live Jasmin