Mar morto

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre o Mar morto, mas você já pesquisou profundamente sobre esse assunto e tudo que aborda o Mar morto? O Mar morto fica no ocidente médio e o nome significa água salgada. Esse nome é devido a essas águas ter uma grande quantidade de sal, dez vezes a mais que os outros mares. Ele tem 650 km de extensão, e tem um comprimento de 50 km e 80 km de largura. Esse mar é alimentado pelo rio Jordão.

Mar morto

Mar morto

Mar morto

Mas qualquer peixe que seja transportado pelo rio Jordão morre devido a grande quantidade sal que existe, em águas normais de a cada 100 litros 3 gramas de sal, mas no Mar morto a cada 100 litros tem 30 a 35 gramas de sal, por isso muitos peixes não resistem a essas águas e acaba morrendo. A quantidade de sal é tão grande que se uma pessoa entrar na água e tentar nadar, vai apenas boiar, devido a grande quantidade de sal.
Mar morto, fato histórico
Entre 1954 e 2014 o Mar morto perdeu uma área muito grande, mais ou menos 35% devido a captação das águas do Rio Jordão, por parte de Israel e Jordânia, pois é a única fonte de água doce dessa região, e claro também por causa da evaporação da água. Em 2013 foi feito um acordo entre os dois paises para transferir águas do mar vermelho para o mar morto assim evitando um pouco isso.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Powered by WordPress and WordPress Themes, thanks to Live Jasmin